Academia de Cozinha & Outros Prazeres

Paraty, Brasil

English

Jantares

Reservar

Chef Privado

Comentários

Tour

Sobre Nos

Receitas

Nosso tour é uma combinação de aulas mais extensas de cozinha com o prazer de visitar produtores  de ingredientes locais que usamos em nossos pratos. Abaixo, descrevemos as atividades na versão de três dias do nosso tour (se você desejar uma variação, podemos  adaptar uma para voce).

O primeiro dia começa no meio da tarde em um tour guiado no centro histórico de Paraty, vila colonial do século XVII, com ruas calçadas de pedras, sem trânsito de carros, com som de crianças brincando e o clip-clop das charretes puxadas a cavalo que regularmente aí circulam. Em outubro de 2017 Paraty foi designada  pela UNESCO como Cidade Criativa mundial, com foco na Gastronomia.

Nosso Tour

Soma-se ao prazer de sua vida local a situação de Paraty: está no centro de uma das mais variadas belezas oceânicas e florestais do mundo. Assim, da manhã até o meio da tarde navegamos em uma escuna para visitar a bela baía com suas águas verdes cor de esmeralda, dotadas de ilhas e praias de areia branca. Traga suas roupas de banho.

Em seguida é a aula de cozinha com Yara Roberts e sua equipe. A aula começa com Richard Roberts ensinando seu modo especial de fazer caipirinhas. Então Yara começa com a introdução dos pratos e ingredientes tradicionais. Esses pratos pertencem à uma das quatro cozinhas regionais do Brasil que celebramos: a região do Amazonas, da Bahia, de Minas Gerais e a do Cerrado.

O jantar consiste dos pratos que ensinamos a fazer durante a aula. Vinhos chilenos ou argentinos os acompanham. Yara conta histórias que ligam cada um dos ingredientes a partes da história do país. A cozinha do Brasil é uma combinação única de três culturas: a indígena nativa, a africana e a portuguesa colonial.

Então retornamos a Paraty para a segunda aula de cozinha e o jantar. Durante o jantar, Yara continua sua trajetória relacionando os ingredientes à história e a costumes. Encerra-se o jantar tomando um café brasileiro e degustando uma cachaça envelhecida.

De manhã visitamos um alambique de cachaça que produz uma das melhores cachaças do Brasil. Está situado em uma charmosa propriedade à margem do rio em meio ao verde exuberante da Floresta Atlântica nativa. Durante esse exclusivo tour guiado você aprende sobre as ricas tradições da produção e do envelhecimento da cachaça, juntamente com a variedade de sabores e qualidades disponíveis. Mais tarde vamos usar a cachaça em uma receita para nossa terceira aula e jantar.

Dia 2

Na escuna Yara prepara e serve os pratos do almoço segundo a tradição indígena, a exemplo do peixe fresco assado em folhas de bananeira.

Dia 3

Sumário

O programa de três dias inclui 3 aulas de cozinha, 5 refeições acompanhadas de bebidas, as viagens e atividades. Não está incluída a acomodação em hotel. Há uma ampla  escolha para alojamento. Consulte www.paraty.com, e ficaremos felizes em acrescentar nossas orientações.


Depois do alambique visitaremos uma fazenda de cana-de-açúcar do século XVII, um marco patrimonial restaurado. Ela está situada bem na histórica Estrada Real por onde os metais preciosos eram transportados de Minas Gerais para Paraty em sua rota para a Europa durante os anos de 1700. Aqui você irá ver árvores centenárias e raras, como o açaí, a juçara e a pupunha, produtoras de excelentes palmitos.

De volta à Paraty, você poderá desfrutar de uma ida opcional ao belo Shambala Spa para uma relaxante massagem! Então aí, voltar à escola de cozinha para começar a aula da tarde, quando Yara e você vão preparar pratos usando ingredientes brasileiros tradicionais em receitas contemporâneas, como a mousse de caipirinha para a sobremesa.

. Dia1